(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Karen Ferreira e Rafaela Carrilho

 

O mês de agosto marca o retorno das aulas para os alunos e professores, por isso, na primeira semana do mês, aconteceu o Fórum de Atualização Docente 2017 com palestras sobre avaliações, workshop e programa de bem-estar.

A primeira palestra, no dia 31 de julho, foi voltada para o ENADE, quando conversaram sobre a importância da preparação dos professores e dos alunos. O ENADE é um exame nacional que avalia o rendimento dos concluintes de graduação em relação aos conteúdos programados pelo MEC, o conceito varia de 0 a 5, no qual 5 significa excelente. À noite, aconteceu a abertura oficial do Fórum com a presença da direção da Universidade. O mantenedor, Marcelo Costa Gissoni, abriu o evento desejando um bom trabalho e um bom semestre a todos. Conduzida pela professora e diretora de projetos especiais Alice Selles, a noite teve a fala de outros diretores, como o reitor professor Fernando Braga, o vice-reitor professor Leomar Valença, a diretora de Graduação, professora Tatiane Duarte, o superintendente Armando Leite, o diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Jorge Cassio, professora Ilene Pessoa, pró-reitora de Ensino a Distância, e Cristina Bacellar, pró-reitora de Ensino Presencial. Todos falaram um pouco sobre as novidades da instituição para o semestre, o apoio para os docentes, as funcionalidades de cada setor, como o Recursos Humanos, pela Luciana Caldas, diretora de RH. Falou-se também sobre a funcionalidade da biblioteca em todos os campi.

No dia 01 de agosto, aconteceu o Programa Bem-Estar Docente, ministrado pela professora Rosana Fachada, do curso de Educação Física, buscou reequilibrar as energias para o novo período. Com um vídeo sobre a biologia emocional e usando a técnica de reiki, Rosana fez meditação e relaxamento corporal com os docentes presentes. No mesmo dia um workshop sobre autoria de conteúdo de EAD reuniu os professores para entenderem a estrutura, as etapas para o planejamento do conteúdo, estratégia de ação para o desenvolvimento do material e dicas para maior compreensão dos alunos.

Nos outros dias do Fórum, os docentes tiveram um momento de integração com os colegas e o desenvolvimento de suas habilidades sociais com o professor Mario Leone, participaram de seminários e conheceram um pouco mais sobre a pós-graduação, pesquisa e extensão da UCB.

A UCB acredita que os docentes precisam de incentivo, apoio e atualização constantes. Por isso, sempre busca formas de integração e renovação para seus professores. E deseja a eles e seus alunos um semestre letivo de bons trabalhos.