(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Karen Ferreira

Formada em Publicidade e aluna do curso de pós-graduação de Políticas Sociais da Universidade Castelo Branco, Karina Vieira, realizou uma palestra sobre a formação da identidade da mulher negra. A pós-graduanda em Gestão de Políticas Sociais apresenta situações que ajudam de forma positiva o encontro da identidade e cita exemplos de mulheres que lutam contra o racismo em micro e macrorrelação.

Tendo como exemplo a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, Karina palestrou no TEDx, uma conferência destinada à disseminação de ideias sobre o preconceito e a descolonização do pensamento de Grada Kilomba. “Individualmente, não possuímos dinheiro ou riquezas, mas, coletivamente, ninguém nos para”, mostra a aluna.

Citando parte de um discurso de Chimamanda em 2009, Karina alerta sobre o estereótipo que é imposto sobre a mulher negra e até ao tom da pele, quando associa-se homens negros a ladrões.

Falando sobre a importância de influências negras, a estudante e pesquisadora também falou sobre os exemplos de mulheres negras para os jovens negros serem, quase sempre, mães, tias ou avós e nunca uma pessoa com outra posição de poder fora do ambiente familiar. Para ela “a população negra precisa de um espelho positivo.

Para assistir à palestra, clique aqui.