(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Fazer o bem como trabalho de disciplina. Essa foi a ideia da professora Viviane Rodriguez que ministra Introdução à Fotografia aos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Castelo Branco.

Por dias, os alunos fizeram campanha para arrecadação de alimentos para o Instituto Casa Viva, em Vila João, Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A organização trabalha em comunidades para o desenvolvimento social e econômico das famílias dessa parte da cidade. Dentre as áreas em que o Instituto atua, estão o esporte, a cultura, capacitação profissional, trabalho com idosos e dependência química.

 

No dia 03 de junho, alunos e professora foram ao Instituto entregar os mantimentos, fotografar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho que é desenvolvido ali.

Em entrevista para o site, a professora conta um pouco sobre a decisão de escolher esse trabalho para a turma: “O intuito foi proporcionar uma mudança junto aos alunos, buscando a transformação social como um todo: tanto de quem recebeu as doações como dos alunos que participaram dessa iniciativa. O projeto visa justamente a essa interação entre aluno e comunidade. A ideia é ajudar quem precisa e registrar a realidade que muitos não percebem. Ajudar é preciso”.

 

Sobre como os alunos receberam o trabalho, Viviane diz que “eles ficaram bastante eufóricos, pois seria uma oportunidade de usar a fotografia como meio de ajuda a quem precisa, proporcionando uma nova experiência fora da sala de aula”.

 Viviane faz um balanço dessa experiência com a turma: “foi muito boa para os alunos, tiveram bons aprendizados e ainda aprenderam a ter um novo olhar dentro da fotografia. Os alunos ficaram bastante empolgados”. Ela afirma que vai dar continuidade ao projeto e se diz “muito feliz em ter a Universidade Castelo Branco como parceira e tenho certeza de que será a primeira de muitas”.