(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

No último dia 29 de agosto, os alunos de Farmácia, Biomedicina e Ciências Biológicas da Universidade Castelo Branco, além do ensino médio profissionalizante de Análises Clínicas do Colégio Gissoni tiveram a oportunidade de aprender mais sobre cada etapa de análise clínica antes e depois do atendimento ao paciente.

A palestra foi ministrada pela bióloga e farmacêutica Jessica Fernandes Lagarto, da empresa Enzipharma Produtos Médicos e Laboratoriais, em uma parceria com o curso de Biomedicina. A empresa é uma representante de tecnologia e insumos comerciais no segmento de saúde.

Antes de começar a palestra, que aconteceu no Teatro Carlos Wenceslau, campus Realengo, o professor Valdemir Miranda agradeceu a presença dos alunos, dos outros docentes e dos representantes da Enzipharma, deu a palavra para o reitor da UCB, professor Fernando Braga, que esperava que “o debate pudesse proporcionar o descortinar e o discutir de novos horizontes”. A coordenadora de Biomedicina, professora Camila Lemos, agradeceu a longa parceria entre o curso e empresa e que tem a expectativa de oferecer mais eventos desse tipo.

O gestor do Laboratório Social em parceria com o Neolab, professor Marco Henrique Pereira, aproveitou a oportunidade para lembrar que a abertura do laboratório para o público acontecerá no dia 04 de setembro e reforçou que será um campo de estágio e pesquisa para alunos.

Jessica mostrou o passo a passo do processo e das fases em laboratório clínico, desde a pré-analítica até a pós pós-analítica, que ainda é nova no mercado, sendo pouco usada. Contou ainda o que compõe cada fase e mostrou todas as etapas – da solicitação de exame passando pela coleta. A palestrante falou ainda sobre os cuidados para não haver troca na coleta, colher no momento certo e na repetição de exames.

Ao final, houve sorteio de caixas de bombom e relógios de parede.