(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Rafaela Barbosa

O XVI Fórum de Medicina Veterinária aconteceu nos dias 7, 8, e 9 de novembro com palestras de debates sobre doenças infeciosas em animais pet. Para isso, especialistas de diversas áreas compareceram ao evento que aconteceu na unidade Penha.

Uma dessas especialistas foi Loide Machado, que ministrou uma palestra a respeito de doenças infecciosas em animais silvestres pet e detalhou algumas das principais doenças nesses animais. Além disso, Loide Machado, ex-aluna da Universidade, possibilitou a troca com os novos alunos da instituição. “Cão e gato já está muito difundido e as pessoas erram. Então quando você vem com um pouco mais de informação é legal porque você tem esse retorno, as pessoas pesquisam. Eu acho isso importante”, disse a respeito da importância de trazer esse debate para o meio acadêmico e completou “é sempre bom voltar para casa”.

Outros participantes do evento já fizeram parte da história da UCB. Um deles foi o professor Dr. Jonimar Pereira Paiva, ex-professor e coordenador do curso. Sua palestra sobre Dirofilariose Canina contextualizou e exemplificou as problemáticas a fim de promover o entendimento holístico a respeito do tema. A máxima que ficou marcada durante todo o evento e que o Dr. Jonimar Pereira Paiva enfatizou foi “A gente não pode esperar pela doença para investigar”. Segundo ele, Dirofilariose Canina é comumente descoberta por acaso e cabe a futura geração de médicos veterinários mudar esse quadro.

O campus Penha se localiza na Avenida Brasil e provoca um choque por conta do contraste entre o asfalto e a natureza. O contraste faz com que o campus lembre uma espécie de refúgio no qual a harmonia e o equilíbrio são os pilares fundadores e esses foram também parte da estrutura do XVI Fórum de Medicina Veterinária. Alunos, professores e natureza habitavam o mesmo lugar para discutir assuntos comuns a todos de forma respeitosa e eficaz.