(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Identificação

Órgão/ Setor: COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (COAVIN)

Comitê de Política

Comissão Própria de Avaliação – CPA

Membros Segmento
Amilton Carlos Nascimento Coordenador
Camila Souza Lemos Docente
Diego da Silva Ferreira Docente
Luciana Lamblet Pereira Docente
Diego de Oliveira da Silva Discente
Dulvan Dias Barroso Discente
Simone Falcão Gomes Discente
Jesse Cardoso de Paiva Sociedade Civil
Luis Vinícius Oliva da Silva Sociedade Civil
Luis Ângelo Corrêa Defante Sociedade Civil
Aline Freitas de Carvalho de Figueiredo Técnico Administrativo
Danilo Cruz de Azeredo Técnico Administrativo
Ines Nunes de Oliveira Batista Técnico Administrativo

Equipe Permanente de Avaliação

• Amilton Carlos Nascimento – Procurador Institucional e Coordenador da Avaliação Institucional

• Aline Freitas de Carvalho de Figueiredo

• Danilo Cruz de Azeredo

 

Preocupada com a garantia da excelência de seus cursos e serviços, a UCB desenvolve um processo de autoavaliação institucional permanente, sob a responsabilidade da Equipe Permanente de Avaliação Institucional, que acompanhou o processo evolutivo das diferentes fases que passou o Ensino Superior brasileiro.

Missão

A Universidade Castelo Branco tem como missão contribuir para a construção e o desenvolvimento sustentável de uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades para todos ao oportunizar, numa perspectiva crítico reconstrutiva, a socialização e a produção do conhecimento científico, formando profissionais para intervir em diferentes áreas de atuação acadêmico profissional, tendo como princípios pressupostos humanísticos, da inclusão social e da cidadania emancipada.

Atribuições

• Elaborar programas de avaliação em consonância com as políticas da UCB;

• Elaborar instrumentos e sugerir procedimentos;

• Articular-se com as Coordenações e demais Órgãos e Setores da UCB;

• Envolver a Comunidade Acadêmica;

• Manter atualizados os Bancos de Dados;

• Organizar, analisar e divulgar as informações para as comunidades interna e externa;

• Fornecer informações à Reitoria subsidiando a tomada de decisão.

Princípios Norteadores

• Construtiva – Perceber o instituído e ser partícipe do instituinte

• Responsiva – Em função dos interessados

• Contínua – Inserida no contexto da UCB, tornando-se uma Cultura

Projetos e Programas com Foco

• O que é – Realidade e Ações

• O que quer ser – Saltos Futuros

• O que precisa ser – Exigências Externas

 

Foco

Trabalhos Desenvolvidos

O que é

• Avaliação Institucional
• Perfil do Ingressante
• Perfil do Corpo Docente
• Projeto Integração Qualidade

O que quer ser

• Avaliação de Curso On-Line
• Avaliação do Desempenho Docente pelo Discente On-Line
• Avaliação Acadêmico-Administrativo pelo Discente On-Line

O que precisa ser

• Avaliação do Egresso
• Reconhecimento dos Cursos de forma permanente.
• Acompanhamento dos resultados do ENADE.

A Educação a Distância na Universidade Castelo Branco visa, sobretudo, à participação e ao acesso democrático a todos os interessados em ingressar no Ensino Superior.

Ao matricular-se no curso o aluno terá acesso ao Manual do Aluno, onde estarão descritas as etapas para dar início aos seus estudos no AVMI - Ambiente Virtual Multimídia Interativo, bem como as informações sobre a instituição e sobre o sistema de avaliação de aprendizagem do curso em que está inscrito.

Na abertura do período letivo será realizado um Encontro Presencial ou uma Conferência Via web, coordenados pelo Tutor presencial, em cada Polo, e supervisionados pela equipe do CEAD - Centro de Educação a Distância da UCB.

Para dar início à realização do curso o estudante deverá acessar o ambiente virtual multimídia interativo por meio do portal da UCB e inserir o login e senha que recebeu, logo após a confirmação da matrícula.

No ambiente virtual o aluno encontrará todos os materiais didáticos onde estão inseridos os conteúdos da disciplina, tais como: aulas digitais, livros-texto, atividades, avaliações, bibliotecas virtuais, objetos de aprendizagem e vídeos. Nele também se encontram disponíveis fóruns, chats, aplicativo para web-conferência e demais recursos necessários para que o aluno possa interagir com seus colegas, tutores e monitores, durante a realização do curso.

É recomendável que seus estudos sejam realizados de acordo com a sequência descrita a seguir:

- estudo da aula digital;
- leitura do livro-texto da disciplina e dos textos complementares, referentes a cada Unidade;
- realização das atividades e avaliações on-line de cada Unidade;
- interação com o Tutor on-line no AVMI (esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo, participação nos fóruns, correção e feedback sobre as atividades e avaliações);
- interação com o Tutor presencial no Polo de Apoio Presencial;
- interação com o Monitor no AVMI (esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do ambiente virtual e questões administrativas).

Materiais Didáticos

 

Materiais Didáticos

 

A avaliação do rendimento acadêmico

É feita de forma singular, tendo em vista as particularidades pertinentes a essa modalidade de ensino. As avaliações on-line serão realizadas no Ambiente Virtual Multimídia Interativo e por meio de provas presenciais realizadas nos Polos de Apoio Presencial. Os critérios de avaliação são definidos de modo que 60% da média do aluno seja obtido nas avaliações presenciais e 40% nas avaliações on-line, respeitando as normas de avaliação da UCB e tendo as datas definidas no Calendário Acadêmico da Universidade.

Para realizar as avaliações presenciais os alunos deverão agendar, previamente, por meio de um link publicado no ambiente, o dia e o horário em que realizará a avaliação presencial.

Polos de Apoio Presencial

  • Contagem - MG
  • Juiz de Fora - MG
  • Santa Cruz - RJ
  • São Leopoldo - RS
  • Centro - RJ
  • Guadalupe - RJ
  • Penha - RJ
  • Realengo - RJ

 

Como vai ser a presença da UCB nesses polos?

Todas as atividades realizadas nos Polos serão coordenadas pela Pró-Reitoria de EAD, pela Coordenação Geral de EAD (CEAD) e pelos órgãos responsáveis pelas operações acadêmico administrativas da UCB localizados na Sede da Instituição situada em Realengo, no Rio de Janeiro.

A estrutura dos Polos para atender aos estudantes da UCB apresentam as seguintes instalações: secretaria acadêmica; laboratório de informática com computadores com acesso à internet e kit multimídia para realização das atividades acadêmicas; biblioteca com a bibliografia básica e complementar dos cursos ofertados; auditório; sala de aula com datashow; salas de tutoria; sala de coordenação do polo e área de convivência.

Curso a distância oferecidos

Graduação:

- Administração (Bacharelado)

- Ciências Contábeis (Bacharelado)

- Pedagogia (Licenciatura)

- Marketing (Graduação Tecnológica)

Conheça o Manual do Candidato

Pós-Graduação:

Esporte: Detecção e Desenvolvimento de Talentos na Infância e Adolescência

Gestão Aplicada à Mobilidade Urbana e Trânsito

Gestão, Educação e Segurança do Trânsito

Psicologia do Trânsito

Conheça o Manual do Candidato

 

Contatos:

(21) 2316-7700 e 0800-7227902
atendimento@castelobranco.br