(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Luiz Paulo Bomeny Maia


Coordenador dos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Bancos de Dados da Universidade Castelo Branco (Campus Centro). Mestre em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, graduado em Informática pela PUC-Rio, pós-graduado em Marketing pela mesma instituição e Cisco CCNA, o Prof. Luiz Paulo Maia é autor e co-autor de livros clássicos, considerados bestsellers da área de computação: Programação e Lógica com Turbo Pascal, Arquitetura de Sistemas Operacionais, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Redes de Computadores e do simulador SOsim. Com mais de 30 anos de experiência na área de TI, passou pela Cobra Computadores e Elebra (atual HP), quando trabalhou nas áreas de educação e consultoria. Também foi diretor técnico na Training e desenvolvedor na Stone Pagamentos. No mundo acadêmico, vem atuando como Coordenador e Docente em Instituições de Ensino Superior como Instituto Infnet/ESTI e Unicarioca.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7084320793709401
Linked In: https://br.linkedin.com/in/lpmaia13/pt

Objetivos

Análise e desenvolvimento de sistemas de pequeno, médio e grande portes de forma metodológica e seguindo as melhores práticas do mercado. O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas formado nesse curso desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação para diversos setores de atividade. Ele programa computadores e desenvolve softwares que permitem o melhor aproveitamento das máquinas, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e maior velocidade no processamento das informações. Pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, criando estruturas de programas compatíveis com as necessidades de uma empresa.

Ao término da graduação, o aluno tem condições de entender problemas, levantar necessidades, desenvolver software e realizar testes.

Diferenciais

As competências e habilidades são desenvolvidas com base nas necessidades de mercado. O profissional formado nesse curso tem alta empregabilidade, porque está apto a aplicar imediatamente o seu conhecimento e corresponder às demandas do mercado de TI.

  • Depoimento do Coordenador

“O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem diferenciais relevantes no seu projeto pedagógico, na metodologia de ensino e no seu corpo docente. A metodologia aplicada no curso tem como base a utilização de problemas e projetos (Project ou Problem Based Learnning - PBL), o que permite ao aluno uma melhor contextualização dos temas apresentados em aula. O curso atende a um mercado que precisa de profissionais preparados para aplicar as melhores práticas de desenvolvimento de sistemas de TI de forma eficiente e capazes de obter a eficácia desses mesmos sistemas.”

Prof. MSc Luiz Paulo Maia
Coordenador do Bacharelado de SI

  • ORIENTAÇÃO AO MERCADO

Os professores combinam as exigências acadêmicas que um curso de nível superior necessita com a experiência de mercado, fazendo com que o aluno desse curso aprenda com casos reais e através da problematização de necessidades que as empresas realmente têm em suas atividades. A infraestrutura é configurada para que as competências e habilidades dos alunos sejam desenvolvidas como se estivessem trabalhando. O material didático é moderno e atual, permitindo que os alunos tenham acesso permanente às novidades do mercado de TI.

  • APRENDIZADO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

O modelo pedagógico do curso é estruturado com metodologias ativas de ensino-aprendizado. O aprendizado ativo permite que o currículo do curso acompanhe a dinâmica das intensas mudanças que acontecem no mercado de trabalho em forma de oportunidades. O Problem Based Learning, assim como o Project Based Learning, associados a outras técnicas de active learning, permitem que os alunos desenvolvam a sua competência em intervir e promover as transformações necessárias.  O aluno é o principal agente de soluções e se reconhece capaz de usar sua massa de conhecimento e habilidades para ser o protagonista das mudanças que o mercado necessita.

Mercado de Trabalho

Os especialistas concordam que, ao mesmo tempo em que o setor de TI evolui e as empresas aumentam o seu investimento em projetos capazes de aumentar a sua competitividade no país ou no mercado externo, a falta de mão de obra qualificada promove uma carência de profissionais que teriam emprego imediato. Os profissionais de TI formados em graduações de alto nível, sérias e comprometidas com as necessidades do mercado têm alta empregabilidade e, não raro, muitos se empregam antes de concluírem a graduação e recebem salários compensadores.

Estrutura Curricular

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA(H)
FUNDAMENTOS DE TEORIA E MODELAGEM DE SISTEMAS 80
ALGORITIMOS 80
FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOS 60
FUNDAMENTOS DE LÓGICA COMPUTACIONAL 60
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 60
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS E PESQUISAS 60
CARGA HORÁRIA TOTAL: 2130

Duração

2 anos e meio (5 semestres)

Investimento

Centro - Noite - R$ 855,00*

Guadalupe - Noite - R$ 855,00*

*Valores referentes ao pagamento antecipado.

*Valores sujeitos a alteração, de acordo com o número de créditos cursados.

Campus

Campi Centro e Guadalupe

Turnos

Noite

Corpo Docente

Clique aqui para saber mais