(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Gilberto Malamut


Desde 1981, atua como professor de graduação na área de computação e informática e desde 1999 também como professor em cursos de MBA. O coordenador também possui livros publicados nas áreas de gestão e ciência da informação. O prof. Gilberto Malamut iniciou a sua experiência profissional em 1979 como programador de computadores. Depois disso, trabalhou como analista de sistemas, analista de suporte de software básico, gerente de TI, diretor regional de empresa de informática, consultor em tecnologia da informação. Atuou em diversas empresas transnacionais e nacionais e, há mais de 20 anos presta serviços de consultoria de reestruturação de empresas com foco em tecnologia e modelo de gestão a clientes no Brasil e no exterior. Destaca-se pelo pioneirismo em projetos nacionais de software básico, editoração eletrônica, ERP´s e CRM. Também é palestrante convidado em eventos nacionais e internacionais abordando temas como: TI e Gestão, Big Data e Análise de Cenários, Implantação de ERP e de CRM. Autor de metodologia inovadora para implantação de Sistemas Integrados de Gestão (ERP´s). O currículo completo do coordenador pode ser consultado na plataforma Lattes.

Objetivos

Bancos de Dados relacionais e não relacionais. O Tecnólogo em Bancos de Dados formado nesse curso está preparado para projetar, desenvolver, implantar e gerenciar bancos de dados. Ele implementa e gerencia bancos de dados, cuida da ampliação da capacidade de armazenamento de dados e dá maior velocidade ao processamento das informações. É ele quem manipula bases de dados que permitem organizar, estruturar e distribuir as informações de uma empresa, sempre de forma segura. Esse profissional, portanto, pode dedicar-se à implantação e ao desenvolvimento de banco de dados para sistemas de computação e para a internet e intranet, criando estruturas de dados compatíveis com as necessidades de uma empresa.

Ao término da graduação, o aluno tem condições de entender problemas, levantar necessidades, desenvolver software e realizar testes.

Diferenciais

As competências e habilidades são desenvolvidas com base nas necessidades de mercado. O profissional formado nesse curso tem alta empregabilidade, porque está apto a aplicar imediatamente o seu conhecimento e corresponder às demandas do mercado de TI.

ORIENTAÇÃO AO MERCADO

Os professores combinam as exigências acadêmicas que um curso de nível superior necessita com a experiência de mercado, fazendo com que o aluno desse curso aprenda com casos reais e através da problematização de necessidades que as empresas realmente têm em suas atividades. A infraestrutura é configurada para que as competências e habilidades dos alunos sejam desenvolvidas como se estivessem trabalhando. O material didático é moderno e atual, permitindo que os alunos tenham acesso permanente às novidades do mercado de TI.

APRENDIZADO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO

O modelo pedagógico do curso é estruturado com metodologias ativas de ensino-aprendizado. O aprendizado ativo permite que o currículo do curso acompanhe a dinâmica das intensas mudanças que acontecem no mercado de trabalho em forma de oportunidades. O Problem Based Learning, assim como o Project Based Learning, associados a outras técnicas de active learning, permitem que os alunos desenvolvam a sua competência em intervir e promover as transformações necessárias.  O aluno é o principal agente de soluções e se reconhece capaz de usar sua massa de conhecimento e habilidades para ser o protagonista das mudanças que o mercado necessita.

Mercado de Trabalho

Os especialistas concordam que, ao mesmo tempo em que o setor de TI evolui e as empresas aumentam o seu investimento em projetos capazes de aumentar a sua competitividade no país ou no mercado externo, a falta de mão de obra qualificada promove uma carência de profissionais que teriam emprego imediato. Os profissionais de TI formados em graduações de alto nível, sérias e comprometidas com as necessidades do mercado têm alta empregabilidade e, não raro, muitos se empregam antes de concluírem a graduação e recebem salários compensadores.

Estrutura Curricular

Duração

2 anos e meio (5 semestres)

Investimento

Centro - Noite - R$ 855,00*

 

*Valores referentes ao pagamento antecipado.

*Valores sujeitos a alteração, de acordo com o número de créditos cursados.

Campus

Campus Centro

Turnos

Noite

Corpo Docente

Clique aqui para saber mais

Ato Legal

Autorizado pela Resolução CEPE/CONUN nº 080, de 15/12/2015