(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Fabio Moraes da Costa


Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Ciências Biológicas. Mestrado em Química Analítica pelo Instituto de Química, Centro de Tecnologia, CT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Engenharia Química, área de atuação Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, pela Escola de Química, EQ, UFRJ. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Castelo Branco e Coordenador do Laboratório de Biologia Marinha, Centro de Pesquisas Biológicas, UCB. Atua como coordenador junto à Pró-Reitoria de Projetos e Relações Institucionais da UCB, na Cooperação Técnico-científica com o Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, AquaRio, RJ. Atua como professor dos cursos de graduação em Biologia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Medicina Veterinária. Atuou na indústria química, BAYER/TRIBEL como Analista Ambiental Biólogo durante 10 anos, com ênfase no laboratório físico-químico, instrumental, absorção atômica e laboratório biológico. Atuou em Estações de Tratamento de Despejos Industriais, ETDI, na implantação de Planta Piloto e P&D. No laboratório de pesquisa e desenvolvimento da indústria Bayer-Tribel aplicou técnicas de ultra congelamento em bactérias marinhas, através do uso de crioprotetores, em Vibrio fischeri. É Professor do curso de Pós-graduação em Engenharia da UFRJ. É pesquisador e orientador nas áreas de Engenharia Ambiental, Química Analítica, Química Instrumental, Ecotoxicologia, Microbiologia e Biologia Marinha. Atualmente participa dos seguintes temas: Meio Ambiente, lixiviados de aterros sanitários, bioacumulação de metais pesados e mercúrio em peixes e biodiversidade de ecossistemas marinhos.

Objetivos

O curso propõe-se a formar profissionais para a atuação numa perspectiva inter e multidisciplinar, com postura investigativa e poder de decisão em seu campo de atuação. Objetiva também formar professores comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e da Biologia, contribuindo para a construção da cidadania plena dos alunos. No curso, o aluno analisa os diversos tipos de organismos com um eixo no processo da evolução.

Laboratório de Biologia Marinha: http://goo.gl/SQyajq

Curso Estrelado pelo Guia do Estudante: http://goo.gl/r2tTnG

Diferenciais

- Corpo docente com elevada titulação e reconhecimento no mercado;
- Grandes oportunidades de estágio e pesquisa científica com bolsas na própria UCB;
- Saídas de campo sistemáticas objetivando aulas práticas na Fazenda Marinha com possibilidade de estágio;
- 10 anos de reconhecimento no mercado.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho do biólogo é tão amplo e diversificado quanto a própria vida. Suas funções vão desde a pesquisa em laboratório até o levantamento das espécies de animais e vegetais de determinada região. O campo de trabalho para o licenciado está voltado para o magistério nos Ensinos Fundamental e Médio.

Estrutura Curricular

Investimento

Realengo - Manhã/Noite - R$ 807,50*

Penha - Manhã - R$ 807,50*

 

*Valores já com desconto para pagamento antecipado.

 *Valores sujeitos a alteração, de acordo com o número de créditos cursados.

Campus

Campi Realengo e Penha

Turnos

Manhã e Noite

Corpo Docente

Clique aqui para saber mais

Ato Legal

Portaria SERES Nº 271, de 03/04/2017, DOU de 04/04/2017.