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Coordenação


Raquel Elena Rinaldi Maciel


Raquel Elena Rinaldi Maciel

Doutoranda em Teoria e filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Aprovada em 2° lugar no concurso de professor substituto em Direito Público da UFRRJ. Atuou como coordenadora de curso de graduação em direito da Faculdade Gama e Souza. Diretora Regional da ABA-RJ - Associação dos Advogados do Brasil. Associada ao CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito). Avaliadora e parecerista da Revista jurídica PUBLICUM (UERJ) Pesquisadora. Advogada. Docente em cursos de graduação e preparatórios para o exame da ordem (Curso FORUM, curso CEJ e curso EDITAL). Docente no curso de graduação em Direito da Faculdade Signorelli.

 

Objetivos

Gerais:

• Formar um profissional, bacharel em Direito, com sólida formação geral e humanística, dotado de capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídico-sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica, colocando as instituições a serviço do homem e da sociedade e o Direito a serviço da emancipação social num mundo em permanente transformação.

Específicos:

- O bacharel em Direito formado pela UCB deve reunir as seguintes competências:

- Tomada de decisões – O trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências do campo de Direito;

- Comunicação – Os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de outras áreas e o público em geral;

- Liderança – No trabalho em equipe multiprofissional, os bacharéis em Direito deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem da comunidade;

- Educação permanente – Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.*(Resolução nª8/2004)

- Capacitar profissionais que contribuam criativamente para o desenvolvimento da sociedade brasileira e consolidem os novos institutos políticos constitucionais como instrumentos de viabilização das expectativas sociais emergentes;

- Desenvolver uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe e favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania;

- Revelar competência profissional para desenvolver uma práxis posta a serviço do respeito, da dignidade e da justiça social, buscando, permanentemente, através das investigações, refletir e criticar a sociedade e a educação jurídica no momento histórico de sua atividade profissional;

- Oferecer formação comum e diversificada no ensino das disciplinas jurídicas de formação tradicional – o saber humanístico e o saber científico e tecnológico – com as linhas de estudo e pesquisa que absorvam os novos âmbitos do conhecimento jurídico e identifiquem as conexões com os demais ramos do saber, captando e compreendendo a realidade social;

- Demonstrar, no exercício da profissão, fidelidade aos princípios fundamentais do saber humanístico como sua origem e fundamento de compromisso social e da educação jurídica;

- Contribuir para elevar os padrões dos cursos de Direito, de forma que os estudos jurídicos adaptem-se às demandas dos grupos sociais emergentes, procurando viabilizar as transformações necessárias à estabilização e ao desenvolvimento institucional brasileiro;
- Desenvolver princípios éticos;

- Estimular o exercício da cidadania, ressaltando a importância do bacharel em Direito no contexto social;

- Conhecer e utilizar métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos científicos;

- Incentivar a produção acadêmica voltada à transformação do conhecimento do senso comum em conhecimento científico;

- Estimular o surgimento de uma mentalidade integradora entre ensino, pesquisa e extensão ajustada à realidade local e ao novo conceito de desenvolvimento sustentável.

Diferenciais

- A criação do Curso de Direito na UCB não foi apenas um projeto da Universidade mas uma exigência desta região geoeconômica e educacional do Estado do Rio de Janeiro bem como uma resposta às expectativas que a comunidade depositou no desempenho de nosso papel quanto à ocupação dos espaços socioeducativos da Zona Oeste tendo em vista o seu crescimento e a necessidade de profissionalização de sua população.

- O Projeto Pedagógico do Curso de Direito é uma das demonstrações das possibilidades socioeducativas da UCB e das nossas esperanças de que as autoridades educacionais e corporativas permitam que a Universidade cumpra e desenvolva o seu papel numa das mais importantes necessitadas e promissoras regiões do Estado do Rio de Janeiro.

- A Universidade Castelo Branco sendo uma das mais sólidas instituições educacionais do Estado não pode estar afastada da produção e da transmissão do conhecimento jurídico ao implementar e reconhecer a sua vocação interdisciplinar e a sua integração institucional.

- Para alcançar tais objetivos a UCB tem oferecido atividades de ensino pesquisa e extensão na área jurídica despertando manifestações favoráveis ao instalar no seu campus o Juizado Especial Cível do Consumidor e da Infância e Juventude e o Núcleo de Cidadania e Prática Jurídica com a finalidade de desenvolver o Curso de Direito.

- O desenvolvimento e o planejamento destas atividades nos amadureceu para propor um currículo pleno que melhor atenda aos problemas da região e a disponibilidades da Universidade. E ainda contemple as prescrições comuns de acordo com as normas legais.

- Estas preocupações materializaram-se de forma a privilegiar o Núcleo de Cidadania e Prática Jurídica (NCPJ). O nosso propósito é buscar um envolvimento mais direto do Curso de Direito da Universidade com o Foro Regional particularmente numa ação especialmente preventiva voltada para as áreas de família e criminal ambas indicativas de desagregação social a exigir um envolvimento socioeducativo assistencial e jurídico intensivo. Este envolvimento que alcançaremos através das gestões que estão sendo desenvolvidas para a celebração de um convênio com o Foro Regional criará as condições básicas para apoiarmos os novos trabalhos e prepararmos os nossos alunos para as atividades contenciosas futuras. Como se verifica a criação do Curso de Direito na Universidade Castelo Branco não apenas permitiu a complementação de sua estrutura acadêmica integrando-a ao processo de produção e transmissão do conhecimento jurídico como garantirá a sua vocação universitária resguardando o seu papel na construção e consolidação das instituições brasileiras e na superação dos problemas da região. Este curso todavia não é um mero reprodutor de conhecimento mas responde às demandas e exigências da sociedade brasileira colaborando na criação e na produção do conhecimento jurídico principalmente numa área geográfica do Rio de Janeiro em expansão e com problemas sociais significativos. O nosso objetivo é implantar um Curso de Direito que proporcione a compreensão do sistema legal viabilizando a formação de profissionais que possam entender e contribuir para a solução de questões jurídicas bem como atuar preventivamente junto à sociedade.

Mercado de Trabalho

O Curso de Direito é um dos cursos que oferece maiores possibilidades de colocação no mercado de trabalho. Além das carreiras púbicas tradicionais, como juiz, promotor, delegado, defensor, advogado da União etc., o concluinte poderá apostar numa carreira na iniciativa privada, exercendo a advocacia em empresas e demais instituições do gênero, ou em seu próprio escritório. É sem dúvida uma excelente opção profissional!

Estrutura Curricular

Duração

5 anos (10 semestres)

Investimento

Realengo: Manhã – R$ 600,00* / Noite – 722,68*

Centro: Manhã – R$ 599,99* / Noite – R$ 800,00*

 

* Válido para alunos que se matricularem entre 14 de novembro de 2017 e 30 de janeiro de 2018.

* Os valores são referentes ao primeiro semestre do curso. Para mais informações entrar em contato com (21)3216-7700.

Campus

Campi Realengo e Centro

Corpo Docente

Em atualização

Ato Legal

Portaria MEC 3.693 de 20/12/2002, DOU de 23/12/2002