(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Bruno F.S. Barbosa


Doutorado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (UERJ), mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (UERJ), graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Enfermagem Neonatal  (Instituto Fernandes Figueira / FIOCRUZ); Enfermagem do Trabalho; Gestão Pública de Serviços de Saúde e Novas Tecnologias Educacionais (FIJ / SIGNORELLI) , atualmente é professor e coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem.

Objetivos

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde. O enfermeiro é líder de sua equipe e deve estar compromissado com o cuidado do ser humano em todos os níveis de complexidade.

O curso de enfermagem da UCB prepara seus alunos para atuarem em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa, educacional e gerencial.  Os egressos do curso de enfermagem da UCB estão aptos a prestarem assistência ao paciente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, bem como em todas as fases do desenvolvimento humano, ou seja do nascimento a senitude.

Diferenciais

O curso de Enfermagem da UCB é oferecido em 10 períodos ou 05 anos. A estrutura curricular do curso compreende 4000 horas de carga horária total, distribuídas em disciplinas fundamentadas nas atuais exigências do mercado de trabalho e nas diretrizes curriculares do MEC. Os conteúdos da estrutura curricular são ministrados com enfoque na articulação entre a teoria e a prática, possibilitando ao aluno o contato com o campo de trabalho desde os primeiros períodos do curso. São utilizadas metodologias ativas de aprendizagem numa permanente articulação entre o ensino-serviço-comunidade.

Mercado de Trabalho

A Enfermagem é entendida por nós, não como a profissão do futuro, mas a do presente. A enfermagem constitui a maior força de trabalho na saúde. O enfermeiro possui sua atuação desenvolvida de maneira interdisciplinar auxiliando na prevenção de doenças e na promoção / manutenção da saúde em todos os seus níveis. A saúde pública, área hospitalar e área acadêmica se configuram como os grandes campos de atuação da Enfermagem. Podemos dizer que a Enfermagem é uma profissão de trabalho institucionalizado, com significativa inserção nas estruturas formais de emprego como setor público, privado ou filantrópico; e que assim possui vasta empregabilidade. Possui campo de atuação vasto como: unidades básicas de saúde, hospitais públicos e privados, equipes multidisciplinares, unidade de ensino em seus diversos níveis de formação, unidades pronto atendimento, urgência e emergência, creches e indústrias e empresas. Do ponto de vista autônomo pode atuar em domicílio, em consultório, em assessoria e/ou auditoria para instituições da saúde ou indústrias de produtos médico-hospitalares. Ressalta-se também a nossa na vertente, que intensifica e renova a relação teoria e prática, que é a atuação no ensino e na pesquisa, como docente e/ou pesquisador.

Estrutura Curricular

Duração

5 anos (10 semestres)

Investimento

Realengo: Manhã / Noite – R$ 951,88*

Centro: Manhã / Noite – R$ 449,99*

 

* Válido para alunos que se matricularem entre 14 de novembro de 2017 e 14 de dezembro de 2017.

* Os valores são referentes ao primeiro semestre do curso. Para mais informações entrar em contato com (21)3216-7700.

Campus

Campi Realengo e Centro

Corpo Docente

Clique aqui para saber mais

Ato Legal

Portaria MEC nº 01, 6/1/2012, DOU 09/01/2012