(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Amaury Bordallo Cruz


Engenheiro Mecânico. Mestre em fabricação mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Livre Docente em administração da produção e de materiais. Possui 35 anos de experiência acadêmica no magistério superior e 30 anos de experiência não acadêmica nas áreas de P&D e qualidade. Durante 17 anos foi professor do curso de engenharia mecânica e de automóveis  do Instituto Militar de Engenharia (IME). No Centro Tecnológico do Exército (CTEx) trabalhou durante 12 anos na Seção de Fomento Industrial e Certificação da Qualidade.  Na área de gestão acadêmica foi coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo da Universidade Gama Filho. Atualmente exerce o cargo de coordenador da Escola de Ciências Exatas e Tecnologia (ECET) da Universidade Castelo Branco (UCB).

Objetivos

O Curso de Engenharia de Controle e Automação da UCB forma engenheiros com capacidade para enfrentar e solucionar problemas das áreas de automação, controle, informação e instrumentação. Para tanto, o curso propicia uma sólida formação técnico-científica no núcleo de formação básica das engenharias e uma formação profissional abrangente e com aprofundamento nos conteúdos profissionalizantes pertinentes às áreas de automação, controle, informação e instrumentação. Além disto, o curso propicia uma formação multidisciplinar e complementar que permite ao estudante o desenvolvimento da capacidade de utilização das infotecnologias como ferramentas usuais e rotineiras e como instrumentos de exercício da Engenharia de Controle e Automação; capacidade de compreensão e expressão oral e escrita em língua portuguesa; sensibilidade para as questões humanísticas (ética, solidariedade e cidadania) e sociais (melhoria do bem-estar do homem); capacidade para o trabalho em equipe; espírito empreendedor; e capacidade de pesquisa.

Diferenciais

O curso de engenharia de controle e automação da Universidade Castelo Branco possui um convênio com o Centro de Treinamento de Tecnologia Aplicada (CTTA) do grupo CETEM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Este Centro de Treinamento está instalado no campus Centro da UCB e é composto pelos laboratórios de simulação e aplicações reduzidas, os quais proporcionam práticas nas mais modernas e diferenciadas tecnologias empregadas no mercado de automação industrial e predial. Com estas e outras instalações laboratoriais, o curso de Engenharia de Controle e Automação possibilita um diferencial na formação profissional do estudante de engenharia através do desenvolvimento de habilidades e competências por meio de aplicações práticas reais em laboratórios equipados com os sistemas de automação, controle, informação e instrumentação mais utilizados no mercado de trabalho.

CETEM AUTOMAÇÂO INDUSTRIAL LTDA: Criada em 1990 com o objetivo de prestar serviço de Consultoria Especializada na área de automação industrial. Desde 1994 representa e distribui, com exclusividade, no Estado do Rio de Janeiro os produtos da linha de automação da MITSUBISHI ELETRIC Co. Com a crescente demanda do mercado por aplicações de maior precisão e controle, a empresa acumulou ao longo desses anos larga experiência em desenvolvimento de softwares para controladores lógicos programáveis (CLP), interfaces homem-máquina (IHM), bem como na programação de software de gerenciamento do tipo supervisório. Com o know how adquirido na indústria, a CETEM passou a atuar no segmento de automação predial, empregando a mesma tecnologia na eficiência de edificações. Detentora de tecnologia de ponta, a empresa está apta a desenvolver e executar projetos integrados de automação residencial e proporcionar aos usuários a possibilidade de desfrutar do mais moderno estilo de vida. A empresa tem como princípio e filosofia de trabalho a utilização de mão de obra qualificada e para atingir esse objetivo investe na formação e no aperfeiçoamento do seu corpo técnico. A CETEM recebeu em dezembro de 2004 o prêmio Empresa e Empresário do Ano, outorgado pelo IBPQGP, por sua inquestionável qualidade e por contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Clique aqui e veja um pouco da estrutura do curso de Engenharia de Controle e Automação

Clique aqui e conheça o Laboratório de Modelagem e Simulação Computacional

Mercado de Trabalho

O engenheiro de controle e automação pode atuar na construção civil e nas indústrias mecânica, metalúrgica, petróleo e gás, energia, manufatura, química, eletroeletrônica, automobilística, aeronáutica, naval e mineração. Muitas empresas precisaram reduzir os custos de produção e a crise econômica gerou oportunidades para os engenheiros de controle e automação.  Com isso, a procura pelo profissional aumentou.

Duração

5 anos (10 semestres)

Investimento

Centro: Noite – R$ 600,00*

 

* Válido para alunos que se matricularem entre 14 de novembro de 2017 e 30 de janeiro de 2018.

* Os valores são referentes ao primeiro semestre do curso. Para mais informações entrar em contato com (21)3216-7700.

Campus

Campus Centro

Turnos

Noite

Corpo Docente

Ato Legal

Resolução nº 017-A, de 06/03/2017, publicado no dia 06/03/2017.