(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Geni Malca Wajnsztajn


Engenheira Química, UFRJ , 1976, MsC Planejamento Energético e Ambiental, Coppe, UFRJ, 2000.

Objetivos

Objetivo Geral
A verificação de Conformidade Ambiental é atualmente um instrumento de Gestão que tem gerado muitos frutos para o empreendedor nas várias fases de um projeto. Em relação às atividades relacionadas a indústria do petróleo e gas, tem-se impactos e danos ambientais e sócio-ambientais desde a fase de implantação , ate a operação, necessitando de adequação para convivência harmônica no meio-ambiente e atender a legislação existente.
O aprimoramento e otimização dessas atividades que geram nas suas operações emissões, despejos e resíduos, além dos usos racionais de consumo de recursos hídricos e do solo tornara possível a redução dos custos ambientais negativos e credibilidade econômica . A Conformidade ambiental aprovada poderá reduzir o caminho critico do Licenciamento Ambiental.
O Curso tem previsão de dois módulos independentes porem complementares.

Objetivos específicos
O objetivo do MODULO I é apresentar as necessidades de se conhecer os conceitos e os itens de uma Avaliação de Conformidade Ambiental de modo que os projetos de atividades industriais como refinarias, terminais, estações de recebimento e armazenagem de produtos, seja na fase de projeto básico, executivo ou em comissionamento, assim como em unidades em operação ou expansão, a atenderem as legislações existentes nacionais e em alguns casos, internacionais.

Objetivos específicos
O objetivo do MODULO II é utilizar os conceitos e os itens de uma Avaliação de Conformidade Ambiental , acrescentando aos pontos estudados no Modulo I, os temas relacionados a impacto por Ruído e de utilização de Solo e Recursos Hídricos, temas relevantes para as Industrias termelétricas a Gas, além das atividades de Petróleo.
A avaliação detalhada permitirá que os projetos sejam revistos ainda antes de sua execução de modo a atenderem as Normas e Padroes, incluindo ABNT, reduzindo impactos nas fases de obra ou licenciamento da operação.

Mercado de Trabalho

Na área ambiental e de engenharia, estudantes de Ciências Exatas, Biológicas (após ciclo básico), tecnólogos de áreas afins (inclusive de Segurança).

Investimento

R$ 110,00 à vista, ou, 2 x de R$ 55,00 no cartão de crédito.
* O pagamento parcelado, deverá ser realizado na Secretaria Geral da Universidade Castelo Branco.
* O candidato deverá confirmar o pagamento até a data de vencimento do boleto gerado.

Campus

Campus Centro
Rua Gonçalves Dias, nº 56

Turnos

Curso condicionado a formação de turma;
Previsão de início:
Campus Centro
Dia: 11/11/2017
Término: 18/11/2017
Horário: 09h às 17h

Inscreva-se