(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação

Stella Alves Rocha

Stella Alves Rocha


Mestre  em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2016). Especialista  em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2010). Especialista  em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Especialista  em Arteterapia em Saúde e Educação pela Universidade Candido Mendes (2003). Graduada  em Pedagogia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002).

Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial com foco em Educação Coorporativa.

Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Integrante da Comissão Coordenadora de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Integra o CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na UCB. Membro do Comitê de Pesquisa da Universidade Castelo Branco e coordenadora de dois projetos de extensão universitária.

Conheça o Manual do Candidato

Objetivos

Licenciar o Pedagogo para o Magistério da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° anos), na Educação de Jovens e Adultos, das Disciplinas Pedagógicas, do Ensino Médio e Gestão Escolar, entendida pelas funções da Direção, Coordenação Pedagógica e Educacional, Orientação Educacional e Supervisão Escolar conscientes de sua responsabilidade político-social, capazes de assumir de maneira crítica, criativa e construtiva o trabalho pedagógico e participar da organização, gestão e avaliação de sistemas de ensino e instituições, em contextos escolares e não escolares.

Tornar o futuro profissional apto a:

- desenvolver ações, individuais ou coletivas, garantidoras da assistência integral, integrada, igualitária e resolutiva, da preservação da autonomia e integridade física e moral do(s) indivíduo(s), propiciando a formação do cidadão pleno;

- atuar, de forma humanística, ética, crítica e qualificada, na realidade social, econômica, cultural e política; enfrentar os avanços da ciência e tecnologia e as mudanças nas relações de trabalho, respondendo às demandas sociais e contribuindo, efetivamente, para soluções de problemas e desenvolvimento socioeconômico sustentável, para a melhoria da qualidade de vida e a longevidade.

Diferenciais

- Domínio dos conhecimentos específicos da área de educação para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade do mundo do trabalho e das condições do exercício profissional;

- Capacidade de exercer a docência tendo uma prática que colabore na transformação da realidade na direção de uma sociedade mais equânime.

- Capacidade de analisar criticamente as tendências pedagógicas e a tecnologia educacional buscando a integração dos recursos da informática no projeto político-pedagógico da escola;

- Capacidade de desenvolver metodologias e de criar materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;

- Capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;

- Capacidade de colaborar efetivamente na elaboração e reelaboração do projeto pedagógico da escola ou de programas sociais atuando no planejamento organização coordenação e avaliação do processo de construção do conhecimento marcado por valores como solidariedade cooperação responsabilidade e compromisso;

- Capacidade de identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

Mercado de Trabalho

O pedagogo poderá atuar nos Espaços Formais de ensino como professor na educação infantil (creche e pré-escola), no ensino fundamental I (professor do primeiro ao quinto ano); coordenador ou supervisor de ensino e orientador educacional ou diretor escolar. E atuar nos Espaços não formais de ensino em empresas: na área de treinamento e desenvolvimento profissional; assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs); consultoria para órgãos de governo ou organizações sociais; elaboração de políticas públicas e hospitais (pedagogia hospitalar).

Estrutura Curricular

DISCIPLINA DISCIPLINA
Leitura e Produção de Texto Planejamento e Avaliação da Aprendizagem
Conceitos Teóricos Fundamentais da Docência na Educação Básica Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
História da Educação Geral e Brasileira Metodologia do Ensino de Artes
Métodos e Técnicas de Estudo Liderança e Visão Empreendedora
Aspectos Sociofilosóficos da Educação Fundamentos Metodológicos da Educação Profissional e Técnica do Ensino Médio
Matemática Aplicada Diversidade de Gênero e Educação para a Sexualidade
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil Alfabetização e Letramento
Organização do Trabalho Pedagógico Metodologia do Ensino da Matemática
Educação Socioambiental Educação em Espaços Não Formais de Ensino
Projeto Profissional Ciclo Fundamentos Diversidade Geracional na Educação Básica
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS Educação para Populações Específicas: Indígena, Quilombola e Campo
Didática Educação e Trabalho
Legislação Educacional Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
Introdução a Psicopedagogia Educação Comparada
Narrativas na Educação Gestão Educacional e Escolar
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental Metodologia do Ensino de História
Direitos Humanos e Diversidade Metodologia do Ensino de Geografia
Políticas Educacionais Estatística Aplicada à Educação
Currículo e Temas Transversais na Educação Orientação e Supervisão Educacional
Prática de Ensino em Creche e Pré-escola Prática de Ensino em Classes Iniciais
Ludicidade e Educação Atividades Complementares
Metodologia do Ensino de Educação Física Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Fundamental
Estágio Curricular Supervisionado - Educação Infantil Estágio Curricular Supervisionado - Ensino Médio e Técnico Profissionalizante
 Ética e Cidadania Projeto Profissional Ciclo Aprimoramento
Projeto Profissional Ciclo Desenvolvimento Projeto de Trabalho de Conclusão do Curso
Planejamento e Avaliação da Aprendizagem Estágio Curricular Supervisionado - Educação de Jovens e Adultos
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Estágio Curricular Supervisionado - Gestão Escolar
Prática de Ensino em Classes Iniciais Trabalho de Conclusão de Curso

Projeto Profissional Ciclo Desenvolvimento

 

Duração

4 anos (8 semestres)

Investimento

 

Polo

Corpo Docente

Alba Valéria Luiz Accacio
Ana Claudia Rayol Luiz Antonio
Ana Paula Monteiro Luiz Claudio Leira
Andrea Alves Maria de Fátima Simões
Andrea Mendes Maria Rosa Lourinha
Célia Domingues Paula Maria Moura
Deise Rodrigues Sampaio Renato Coutinho
Everaldo Lisboa Rosalina Sueli
Glaucia Maria Guerra Ferreira Rose Cléa Duarte
Isabel Priscila Stella Alves Rocha
Jane Rangel Tânia Bronsato
Luciana Lamblet Valdemar Valente

Inscreva-se