(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Stella Alves Rocha da Silva


Mestre  em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2016). Especialista  em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2010). Especialista  em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Especialista  em Arteterapia em Saúde e Educação pela Universidade Candido Mendes (2003). Graduada  em Pedagogia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002).

Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial com foco em Educação Coorporativa.

Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Integrante da Comissão Coordenadora de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Integra o CEPE – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na UCB. Membro do Comitê de Pesquisa da Universidade Castelo Branco e coordenadora de dois projetos de extensão universitária.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Formar um profissional multiqualificado para atuar na Docência e na Gestão. Docência na Educação Infantil, das classes iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas da Formação de Professores em nível médio (Normal), nas modalidades: Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Na Gestão do trabalho pedagógico entendido nas funções de Direção, Coordenação Pedagógica e Educacional, Orientação e Supervisão Escolar consciente de sua responsabilidade político-social, capaz de assumir de maneira crítica, criativa e construtiva o trabalho pedagógico diante da amplitude da educação como atividade promotora de transformações.

Específicos:

  • Formar educadores que sejam capazes, na prática, de demonstrar elevado nível de consciência crítica e criativa face à História e às reais condições de vida da sociedade brasileira;
  • Preparar docentes para o magistério, respeitando e considerando as diferenças das pessoas com deficiência tendo em vista a abrangência e a diversidade da sua ação profissional diante da Educação, entendida como atividade política que se realiza no âmbito da sociedade;
  • Formar o profissional para atuar na gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais em espaços escolares ou não;
  • Mediar a construção de uma prática pedagógica que demonstre fidelidade aos princípios fundamentais de uma educação humanística;
  • Contribuir para o avanço de propostas da educação, em geral, e do ensino, em particular.

Diferenciais

  • Domínio dos conhecimentos específicos da área de educação para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade do mundo do trabalho e das condições do exercício profissional.
  • Capacidade de colaborar efetivamente na elaboração e reelaboração do projeto pedagógico da escola ou de programas sociais atuando no planejamento, organização, coordenação e avaliação do processo de construção do conhecimento marcado por valores como solidariedade cooperação responsabilidade e compromisso.
  • O curso de Pedagogia, recentemente reformulado para atender às Diretrizes Curriculares do MEC 2/2015, tem duração de oito semestres.

O egresso terá direito ao título de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar na docência da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de ensino médio na modalidade Normal, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Sua formação abrangerá, de modo integrado à docência, a participação da gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, a elaboração, a execução e o acompanhamento de programas e atividades educativas.

Mercado de Trabalho

O pedagogo poderá atuar nos Espaços Formais de ensino como professor na educação infantil (creche e pré-escola), no ensino fundamental I (professor do primeiro ao quinto ano); coordenador ou supervisor de ensino e orientador educacional ou diretor escolar. E atuar nos Espaços não formais de ensino em empresas: na área de treinamento e desenvolvimento profissional; assessoria a entidades sociais (fundações, ONGs); consultoria para órgãos de governo ou organizações sociais; elaboração de políticas públicas e hospitais (pedagogia hospitalar).

Estrutura Curricular

Duração

4 anos (8 semestres)

Investimento

Guadalupe - Manhã - R$ 565,25*

Realengo - Noite - R$ 565,25*

*Valor já com desconto para pagamento antecipado.

*Valores sujeitos à alteração, de acordo com o número de créditos cursados.

Campus

Campi Realengo e Guadalupe

Turnos

Manhã/Noite

Corpo Docente

Clique aqui para saber mais

Ato Legal

Autorizado pela Resolução CEPE/CONUN nº 030, de 31/07/2013