(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação

Raquel Elena Rinaldi Maciel

Raquel Elena Rinaldi Maciel


Doutoranda em Teoria e filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Mestre em Teoria e filosofia do Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Pós graduada em Direito Público pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
Graduada em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aprovada em 2° lugar no concurso de professor substituto em Direito Público da UFRRJ.Atuou como coordenadora de curso de graduação em direito.
Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Castelo Branco (UCB Law), campus Centro e Realengo
Diretora Regional da ABA?RJ- Associação dos Advogados do Brasil.
Associada ao CONPEDI (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito).
Avaliadora e Parecerista da Revista juridica PUBLICUM (UERJ)
Pesquisadora.
Advogada.
Docente na área de Direito, em cursos de graduação e preparatórios para o exame da ordem.
Possui ênfase em Introdução ao Estudo do Direito, Filosofia do Direito, História do Direito, Ciências Politicas, Sociologia jurídica e disciplinas propedêuticas.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/5339706108749714 

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Objetivos

O curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Aplicada à Mobilidade Urbana e Trânsito tem por objetivo formar profissionais nas áreas de Planejamento e Mobilidade Urbana e ampliar a qualificação técnica dos profissionais que já atuam nesse mercado, proporcionando uma visão holística e atualizada do setor.

A motivação da oferta do curso se dá em resposta à demanda social decorrente da Lei nº 12.587, de 03/01/2012, a fim de suprir a grande carência de profissionais no mercado – especializados e capacitados a elaborar e gerir planos de mobilidade urbana – a qual está impedindo que a grande maioria dos municípios consiga atender às exigências da citada lei.

Diferenciais

O Curso de especialização em Gestão Aplicada à Mobilidade Urbana e Trânsito a tem os seguintes diferenciais:

- Oferecer aos alunos uma visão holística do trânsito e do transporte, para entender os fenômenos relacionados à mobilidade urbana e à violência no trânsito.
- Trabalhar a necessidade de planejamento para que as ações relacionadas à melhoria da mobilidade urbana atinjam, de fato, os objetivos traçados.
- Estudar os fenômenos relacionados ao comportamento humano e ao meio ambiente, para que, no planejamento da mobilidade urbana, esses aspectos sejam levados em conta.
- Oferecer estudo de todos os assuntos relacionados à mobilidade urbana, ao transporte público – seu planejamento e gestão e operação – à engenharia de trânsito e a outros necessários à boa formação de especialistas que o setor necessita.

Mercado de Trabalho

O curso de Especialização em Gestão Aplicada à Mobilidade Urbana e Trânsito está estruturado com vistas a capacitar os egressos a atuar em órgãos públicos e empresas privadas, que se dedicam ao planejamento, à gestão e à operação do sistema de transporte público.

A lei nº 12.587/12 estabeleceu as exigências para que as Prefeituras elaborem e aprovem seus planos de mobilidade urbana, inclusive com exigências ao pleito de verbas federais para o setor. Daí a necessidade de profissionais capacitados para planejar e também gerir e operacionalizar o sistema de transporte e demais ações relacionadas à mobilidade urbana, quer nas Prefeituras Municipais, quer em empresas terceirizadas, para atender esse campo de trabalho.

Com uma visão multidisciplinar, o curso possibilita ao aluno concluinte também a participação em Projetos de Pesquisa, Consultorias e Assessorias.

Estrutura Curricular

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
1 Educação para o Trânsito 30 horas
2 Psicologia do Trânsito 30 horas
3 Legislação de Trânsito 30 horas
4 Segurança do Trânsito 30 horas
5 Engenharia de Tráfego 30 horas
6 Metodologia da Pesquisa 30 horas
7 Tecnologia do Trânsito 30 horas
8 Mobilidade Urbana 30 horas
9 Introdução ao Planejamento de Transportes 30 horas
10 Ética e Cidadania no Trânsito 30 horas
11 Operações do Sistema de Transporte Público Urbano 30 horas
12 Gestão do Trânsito com Foco em Operações 30 horas
13 Licitações Aplicadas ao Setor de Transito e Transportes 30 horas
14 Gestão e Regulação do Sistema de Transporte 30 horas
Carga horária total 420 horas

Duração

16 meses (14 meses para cursar as disciplinas + 2 meses para finalização do TCC).
Obs.: o prazo de finalização do TCC poderá ser prorrogado por mais 4 meses.

Investimento

Parcelas = 18 x 260,00
Total = R$ 4.680,00

Desconto: 10% em todas as mensalidades pagas no vencimento para integrantes do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), DNIT , PRF, DER e municípios com trânsito municipalizado.
Os Membros de órgãos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito deverão apresentar uma declaração do município ou cópia da carteira ou crachá funcional juntamente com os documentos para matrícula. Para esses candidatos será lançada, no sistema acadêmico, uma bolsa tipo “Convênio SNT – Pós Graduação ”

Para saber como poderá enviar a documentação, consulte o "Manual do candidato".

Campus

Corpo Docente

Professores autores:

Aline Passos Nunes - http://lattes.cnpq.br/2910203079657805
Artur José Dias Abreu - http://lattes.cnpq.br/0778905183464998
Carolina da Silva Caram - http://lattes.cnpq.br/5683828552286312
Eliel Miranda - http://lattes.cnpq.br/3529300572264406
Peolla Paula Stein - http://lattes.cnpq.br/2321833102486144
Ronaro de Andrade Ferreira - http://lattes.cnpq.br/5460780498581900
Rosely Fantoni - http://lattes.cnpq.br/0896852693636894
Sergio Luis Ribeiro de Carvalho - http://lattes.cnpq.br/3389151797926952
Tagory Figueiredo Martins Costa - http://lattes.cnpq.br/0896852693636894

 

 

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Previsão de início: 05/02/2018

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