(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Coordenação


Luiz Paulo Bomeny Maia


Coordenador dos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Bancos de Dados da Universidade Castelo Branco (Campus Centro). Mestre em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, graduado em Informática pela PUC-Rio, pós-graduado em Marketing pela mesma instituição e Cisco CCNA, o Prof. Luiz Paulo Maia é autor e co-autor de livros clássicos, considerados bestsellers da área de computação: Programação e Lógica com Turbo Pascal, Arquitetura de Sistemas Operacionais, Fundamentos de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Redes de Computadores e do simulador SOsim. Com mais de 30 anos de experiência na área de TI, passou pela Cobra Computadores e Elebra (atual HP), quando trabalhou nas áreas de educação e consultoria. Também foi diretor técnico na Training e desenvolvedor na Stone Pagamentos. No mundo acadêmico, vem atuando como Coordenador e Docente em Instituições de Ensino Superior como Instituto Infnet/ESTI e Unicarioca.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7084320793709401
Linked In: https://br.linkedin.com/in/lpmaia13/pt

Diferenciais

O Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da UCB é oferecido em 5 semestres, distribuídos em disciplinas fundamentadas nas atuais exigências do mercado de trabalho e nas diretrizes curriculares do MEC. Os conteúdos da estrutura curricular são ministrados com enfoque na articulação entre a teoria e a prática, com o corpo docente composto por Mestres e Doutores. São utilizadas metodologias ativas de aprendizagem em uma permanente articulação entre o ensino-serviço-comunidade.

A UCB concede as Certificações Intermediárias a cada módulo concluído com êxito, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades favorecendo a inserção mais rápida no mercado.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo dessa área participa do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento. Também controla e projeta a segurança das redes de computadores nas empresas. O Mercado de trabalho do tecnólogo de redes de computadores está aquecidíssimo. O déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação (TI) é de cerca de 40 mil profissionais de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). "As empresas têm sempre necessidade de implantar infraestrutura de informática", diz Carlos Helano, coordenador do curso de Redes de Computadores da Unifacs. As oportunidades englobam empresas dos mais variados setores e portes, tanto no setor público quanto no privado. "O ramo de banda larga móvel e smartphones abre novas oportunidades, mas o profissional de redes é capacitado a atuar em qualquer empresa, não apenas de TI", enfatiza Helano. Grandes centros urbanos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná oferecem as melhores oportunidades de trabalho. Mas há boa procura em estados do Nordeste e em Brasília.

Estrutura Curricular

Duração

2 anos e meio (5 semestres)

Investimento

Realengo - Noite - R$ 684,00*

*Valor já com desconto para pagamento antecipado.

*Valores sujeitos a alteração, de acordo com o número de créditos cursados.

Campus

Campus Realengo

Turnos

Noite

Corpo Docente

Clique aqui para saber mais

Ato Legal

Portaria MEC nº 1095, de 24/12/15, DOU de 30/12/2015