(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Rafaela Carrilho

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) só acontece em novembro, mais precisamente no dia 26. Mas não é por isso que os alunos devem deixar pra depois. Pensando em conscientizar os docentes sobre a importância do Exame, que é um componente obrigatório para a conclusão da Graduação, a Universidade Castelo Branco tem no Projeto ENADE o veículo para divulgar a prova. O Exame avalia o rendimento dos formandos em relação ao que foi aprendido durante toda sua trajetória acadêmica.

A diretora de Graduação da UCB, professora Tatiane Duarte, conta que o Projeto ENADE faz parte do calendário acadêmico da Universidade e as atividades para 2017 já estão definidas: “faremos o dia do aluno formando, esclarecimentos de dúvidas quanto ao preenchimento do questionário do estudante, acolhimento dos alunos no dia da prova, bem como atividades específicas de cada curso”.

A professora explica que “a UCB, como Instituição de Ensino, tem preocupação com a boa formação do aluno, bem como atender às exigências do MEC por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. É importante que o aluno tenha consciência que um prova realizada sem compromisso não impacta somente a IES, mas a valorização do seu diploma no mercado. Cada vez mais empresas usam como uns dos critérios para seleção de profissionais as notas obtidas pela Instituição e pelo aluno. O aluno quando nos escolhe como universidade faz a opção naquele momento em ter o DNA UCB. Nesse ponto, o comprometimento de toda a comunidade universitária é essencial para um bom desempenho”.

Este ano, serão avaliados os seguintes cursos ofertados pela UCB: Licenciaturas –Ciências Biológicas, Educação Física (Licenciatura), História, Geografia, Letras (Português/Literatura), Letras (Português/Inglês), Matemática e Pedagogia. Bacharelados – Ciências Biológicas e Sistemas de Informação. Tecnólogos – CST em Redes de Computadores.

O ENADE começa às 13h30min no local de prova indicado após o preenchimento do questionário pelo estudante. E é preciso chegar com antecedência, pois os portões fecham pontualmente.