Universidade Castelo Branco (UCB)

Sua história começa em 1963 quando é criada uma pequena escola em Realengo, o Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni. O crescimento e o desenvolvimento desse novo espaço de ensino permitiram que a instituição concretizasse seus sonhos de alcançar compromissos maiores, caminhando da Educação Básica ao Ensino Superior.

A criação oficial da Universidade Castelo Branco ocorreu no dia 4 de janeiro de 1995, baseada na Portaria Ministerial n.º 1.834 de 29 de dezembro de 1994, com publicação no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 1994, Seção 1, p. 21.241.

A UCB oferece, hoje, cursos presenciais, semi presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação lato sensu, MBAs, Cursos Livres e se destaca também na área de Extensão, cuja característica principal é o envolvimento com a comunidade, por meio de complementação de estudos, atividades extraclasses e programas sociais. Pretende ser reconhecida por sua importância para o desenvolvimento sustentável regional por meio da oferta qualificada de formação acadêmica e profissional para o mundo do trabalho, da produção crítica do conhecimento e da realização de programas de ação social, que tenham como horizonte a inclusão e a formação cidadã.

O momento atual é de renovação da Educação a Distância na Universidade Castelo Branco. Por meio dessa modalidade de ensino visa a possibilitar o acesso democrático a todos os interessados em ingressar no Ensino Superior. A instituição realiza uma seleção criteriosa dos Polos de Apoio Presencial, com base nos critérios definidos pelo MEC e incorpora novas tecnologias e novos processos para a gestão visando ao desenvolvimento de um modelo de ensino-aprendizagem que permita mais interatividade e possibilidade construção coletiva do conhecimento.

Polo de apoio presencial na UCB

O Polo é uma unidade de negócios responsável pelo apoio presencial aos estudantes dos cursos a distância que contribui para a ampliação do vínculo com a Universidade. Trata-se de um espaço privilegiado que necessita de instalações físicas, infraestrutura tecnológica e recursos humanos adequados, para contribuir com a excelência dos serviços prestados em EaD pela Instituição.

Para a UCB o Polo é uma expansão da Universidade, onde são realizados os encontros presenciais, previstos no Projeto Pedagógico dos cursos, as avaliações presenciais e outras atividades que exijam o comparecimento do aluno. É o local onde os estudantes podem interagir com outros colegas e com o Tutor presencial, para esclarecer suas dúvidas e receber orientações para realizarem seus cursos com sucesso.


Perfil dos Parceiros

É muito importante que os parceiros sejam empreendedores empenhados em contribuir de forma significativa para expansão da abrangência da UCB, sem perder de vista o compromisso com a qualidade da formação dos estudantes. É desejável que acreditem nas transformações sociais que o Polo pode oferecer na região em que atuam e sejam proativos para usufruírem do potencial lucrativo que o modelo de negócios disponibiliza.


Equipe do Polo

· Coordenador;
· Tutor presencial*;
· Secretário ou Auxiliar de secretaria;
· Bibliotecário ou Auxiliar de Biblioteca;
· Monitor do laboratório de Informática;
· Profissionais para manutenção do Polo.

*O Tutor presencial será contratado pela UCB. Os demais integrantes da equipe deverão ser contratados pelo Parceiro.

Infraestrutura Física do Polo

A infraestrutura do polo pode variar de acordo com o com a quantidade de vagas anuais previstas e com as atividades presenciais propostas nos cursos oferecidos. Para a implantação de um Polo é necessário que o parceiro disponibilize:

· Salas de aula;
· Secretaria;
· Sala de coordenação de polo;
· Sala de tutores;
· Auditório;
· Espaço de convivência;
· Banheiros masculino e feminino acessíveis;
· Biblioteca;
· Laboratório de informática;
· Laboratórios didáticos específicos*;


*Esses laboratórios serão necessários no caso de exigência nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados.

Vantagens da Parceria com UCB

- Instituição pioneira na implantação de Educação a Distância no Brasil, tendo sido credenciada pelo MEC por meio da Portaria n.º 1247/2002;
- Percentuais de repasse aos Parceiros que garantem um investimento lucrativo;
- Suporte acadêmico e administrativo na implantação e gestão da operação do Polo;
- Investimento em ações comerciais e de marketing, a nível institucional, e apoio nas ações regionais, para incrementar a captação de alunos;
- Capacitação permanente das equipes que atuam na operação do Polo;
- Ambiente virtual de aprendizagem de fácil usabilidade e com ferramentas de interatividade que possibilitam a troca de conhecimentos e experiências durante o curso.
- Metodologia de EAD que garante a qualidade do ensino;
- Conteúdos desenvolvidos por professores qualificados e experientes.
- Material didático produzido por profissionais especializados em EAD, incluindo desenhistas instrucionais, designers gráficos, ilustradores, programadores, equipe de gravação e edição de vídeos, dentre outros.
- Equipe docente para acompanhamento da realização do curso composta por Coordenador do Curso, Professor Responsável por Disciplina, Tutor on-line e Tutor Presencial.

Metodologia EaD

Ao matricular-se no curso o aluno terá acesso ao Manual do Aluno e ao Manual do Curso, onde estarão descritas as etapas para dar início aos seus estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como as informações sobre: a instituição, o curso e o sistema de avaliação de aprendizagem. Na abertura do período letivo será realizado um Encontro Presencial ou uma Conferência Via web, coordenados pelo Tutor presencial, em cada Polo, e supervisionados pela equipe do CEAD - Centro de Educação a Distância da UCB. No ambiente virtual o aluno encontrará todos os materiais didáticos onde estão inseridos os conteúdos da disciplina, tais como: aulas digitais, livros-texto, atividades, avaliações, bibliotecas virtuais, objetos de aprendizagem e vídeos. Nele também estão disponíveis fóruns, chats, aplicativo para web-conferência e demais recursos necessários para que o aluno possa interagir com seus colegas, tutores on-line e monitores virtuais, durante a realização do curso.


Recursos didáticos diponíveis nos cursos a distância do UCB


Aula digital
Apresentação do conteúdo, destacando os principais pontos a serem abordados na disciplina e as orientações sobre a trilha de aprendizagem que o aluno deverá seguir, para estudar os materiais disponíveis e realizar as atividades e avaliações. As aulas digitais permitem a inclusão de animações, ilustrações, sons e outros recursos multimídia que tornam o conteúdo mais dinâmico e interativo.


Atividades

Os exercícios de fixação são fundamentais para que o aluno consiga identificar suas dúvidas e esclarecê-las com o Tutor, antes de realizar a questão avaliativa referente à Unidade que estiver estudando.


Bibliotecas
As Bibliotecas virtuais disponibilizam livros que compõem parte da bibliografia básica e complementar dos cursos, além de conteúdos que aprofundam os temas estudados; os quais podem ser indicados pelos Tutores e Professores responsáveis pela disciplina.


Livro-Texto

Disponibilizado no AVMI para download, contém o conteúdo de todas as Unidades da disciplina. Ele deverá ser estudado gradativamente, à medida que o aluno avance nos seus estudos. As Aulas digitais indicarão o momento mais oportuno para acessar o conteúdo do livro-texto.


Videoaulas

As videoaulas estimulam o processo de aprendizagem por serem um recurso mais dinâmico, adotado principalmente para auxiliar na contextualização do conteúdo teórico com a prática.


Objetivos de
Aprendizagem


Os objetos de aprendizagem são conteúdos desenvolvidos com recursos multimídia mais sofisticados incluindo o desenvolvimento de animações interativas de maior complexidade, que estimulam os alunos a resolverem os desafios de forma criativa e colaborativa. Esses objetos podem ser: vídeos, infográficos, mapas, calculadoras etc.


Avaliação


As questões avaliativas on-line de cada Unidade, irão compor a nota da primeira Avaliação da Disciplina.

Avaliação do Rendimento Acadêmico dos Alunos

Nos cursos de Graduação e Pós-graduação a distância da UCB, a avaliação do rendimento acadêmico é feita de forma singular, tendo em vista as particularidades pertinentes a essa modalidade de ensino. As avaliações serão realizadas por meio de Avaliações on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem e as provas presenciais realizadas nos Polos de Apoio Presencial.


Modalidades de Parceria

Polo de Apoio
Presencial

· Graduação;
· Pós-Graduação;
· Cursos Livres;
· Cursos de Extensão.

Os parceiros que optarem por essa categoria deverão cumprir as exigências mínimas, descritas nessa página, no item Infraestrutura Física e de Recursos Humanos do Polo.
Centro de Apoio de
Pós-Graduação(CAPG)

· Pós-Graduação;
· Cursos Livres;
· Cursos de Extensão.

Os parceiros que optarem por essa categoria terão uma modalidade diferenciada de operação acadêmico-administrativa (em função da exclusão dos cursos de graduação) e poderão ter uma infraestrutura física e de recursos humanos mais reduzida, que será definida em função das atividades presenciais programadas para os cursos a serem ofertados.

Seja nosso Parceiro
.

Clique aqui e preencha os seus dados. Entraremos em contato para que possamos conversar e definir o modelo de negócios mais adequado para estabelecer a nossa parceria.
Copyright © 2017 - UCB - Universidade Castelo Branco. Todos os direitos reservados.