(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Comunicado aos alunos

Os estudantes que deixaram de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 22 de novembro, podem pedir dispensa da avaliação. As regras para apresentar o pedido constam da Portaria nº 548/2015, no dia 07/12/2015, Diário Oficial da União.

O pedido deve ser apresentado, com a justificativa da ausência, na central de atendimento da instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado. Em caso de deferimento, o coordenador do curso registrará a situação em sistema on-line específico, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre o dia 18 próximo e 29 de janeiro de 2016.

Quem tiver o pedido indeferido pela instituição, apesar da ausência por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal, pode pedir a dispensa diretamente ao Inep, de 8 a 22 de fevereiro de 2016. Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2015, comprovada por assinatura do responsável na instituição, e original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep.

É importante lembrar que, de acordo com a portaria, aqueles que não preencheram o questionário do estudante estão em situação irregular junto ao Enade 2015, mesmo que tenham realizado a prova. O questionário estará disponível para preenchimento até 22 de fevereiro de 2016, na página do exame na internet.

O Enade 2015, organizado pelo Inep, contou com 551.683 inscritos.

Confira o questionário do estudante

Confira a Portaria nº 548, de 4 de dezembro de 2015

 


Estimados estudantes convocados para o ENADE 2015,
Em nome da Universidade Castelo Branco, agradecemos a participação de todos que realizaram a prova do ENADE 2015.
Aos alunos que não realizaram a prova, porém preencheram o questionário do estudante, é facultado o direito de apresentar justificativa junto ao MEC/ INEP. Para tanto, deverá apresentá-la na Central de Atendimento, através requerimento, anexando a documentação comprobatória até o dia 02 de dezembro, impreterivelmente.
Att.,
Direção de Graduação

O que é ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O ENADE é obrigatório?

A participação do estudante habilitado ao ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.
Clique aqui para ver as perguntas mais freqüentes.
Conforme a Portaria Normativa MEC no3, de 6/3/2015, serão avaliados pelo ENADE 2015 os cursos que conferem diploma de:

Bacharel em: ADMINISTRAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; CIÊNCIAS CONTÁBEIS; CIÊNCIAS ECONÔMICAS;COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO;  COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA; DESIGN; DIREITO; PSICOLOGIA; RELAÇÕES INTERNACIONAIS; SECRETARIADO EXECUTIVO; TEOLOGIA; E TURISMO.

Tecnólogo em: COMÉRCIO EXTERIOR; DESIGN DE INTERIORES; DESIGN DE MODA; DESIGN GRÁFICO; GASTRONOMIA;GESTÃO COMERCIAL; GESTÃO DA QUALIDADE; GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS; GESTÃO FINANCEIRA; GESTÃO PÚBLICA;LOGÍSTICA; MARKETING; E PROCESSOS GERENCIAIS.

ATENÇÃO – INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• REALIZAÇÃO DE PROVA:

• Apenas os concluintes farão prova este ano;
• Os alunos ingressantes, matrícula 2015, deverão ser inscritos, embora estejam dispensados da participação do exame;
• Serão dispensados do exame todos os estudantes irregulares de anos anteriores.
• Serão dispensados do exame todos os concluintes que colarem grau até o dia 30 de agosto, cabendo a ressalva de que a data ideal para a colação deverá ser até o dia 15/08, pois as inscrições encerram em 30/08/2015.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

• Aluno Concluinte (Bacharelado): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2015);
• Os alunos que foram convocados no ENADE 2014 e, por qualquer razão, não realizaram a prova, ou tampouco foram beneficiados com dispensa do Ministério da Educação, encontram-se emsituação irregulare SERÃO DISPENSADOS, ESTE ANO, DA REALIZAÇÃO DO EXAME, após sua inscrição no ENADE 2015 pela UCB. Mais informações acesse o manual abaixo ouclique aquie acesse o site do INEP.

DATA E LOCAL DE PROVA:

O ENADE 2015 será aplicado no dia 22 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).

O ESTUDANTE SÓ CONHECERÁ O LOCAL DE PROVA E IMPRIMIRÁ O CARTÃO DE INFORMAÇÃO APÓS O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE – PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

Os universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, ENADE 2015, terão do dia 21 de outubro até o dia 22 de novembro para preencher eletronicamente o Questionário do Estudante, disponível no site http://www.inep.gov.br. Na primeira entrada no sistema, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado.

A UCB disponibilizará em período a ser divulgado, horários nos laboratórios de informática para seus alunos preencherem o questionário.

De caráter obrigatório, o ato de responder o questionário é extremamente importante para o desenvolvimento da avaliação do ensino superior brasileiro. As informações prestadas na pesquisa subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

– Lembre-se

• A situação do aluno em relação ao ENADE consta no Histórico Escolar;
• A colação de grau está condicionada à participação no Exame;
• O desempenho individual na prova é divulgado apenas para o próprio estudante, a partir de consulta personalizada (as instruções encontram-se disponibilizadas no ambiente ENADE/INEP);
• O desempenho do Curso e da Instituição será divulgado publicamente e a partir dele decidida a renovação de reconhecimento do Curso automática.

Manual ENADE 2015

CRONOGRAMA

Data Assunto Competência
12/06/2015 Diretrizes para as provas do ENADE 2015 Inep
18/09/2015 Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao ENADE 2013 Inep
21/10/2015 a 22/11/2015 Preenchimento do Questionário do Estudante – participação obrigatória condição necessária para o conhecimento do local de prova – www.inep.gov.br Estudante
21/10/2015 a
22/11/2015
Consulta ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante – condicionada ao preenchimento do Questionário Estudante
22/11/2015 (13 h) Aplicação das provas do ENADE 2015 Inep

Instrumentos de avaliação e questionários aplicados:

Prova

• 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas)
• 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas)

Questionário

• Percepção sobre a prova

Perguntas frequentes:
http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes

Alunos Selecionados