(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Alunos do curso de Fisioterapia tiveram mais uma oportunidade para assistir a palestras com profissionais experientes. Dessa vez, o encontro aconteceu na noite do dia 24 de agosto, no Teatro Carlos Wenceslau no campus Realengo da Universidade Castelo Branco.

O primeiro a palestrar foi o professor Leandro Dias de Araújo, que falou sobre disfunção sexual feminina. O palestrante afirmou que “disfunção sexual feminina é um problema de saúde pública” e apresentou as causas multifatoriais, os transtornos e a necessidade do autoconhecimento, importância do diálogo, treinamento do assoalho pélvico e uso do lubrificante.

Logo em seguida, a professora Heloisa Aparecida Ferreira, bióloga e fisioterapia, falou sobre estresse, fibromialgia e as mulheres. A palestrante explicou que o estresse é a resposta não específica do organismo a qualquer ameaça, reação de luta e fuga. Segundo ela, o nível de estresse nas mulheres é muito em todas as faixas etárias, da primeira infância até vida adulta. Já a fibromialgia “é uma síndrome, pois ela tem um conjunto de sinais e sintomas sem que seja identificada uma causa única para eles”. Ela completou dizendo que “sugere-se que o estresse é fundamental nesta síndrome”.