(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

 

Área Temática: Saúde

Cursos de Graduação Envolvidos: Enfermagem

Professores Responsáveis: Bruno Silva

Ano de Criação: 2017

 

Objetivo Geral

Difundir as noções básicas de Primeiros Socorros entre os professores e funcionários administrativos da UCB, a fim de formar agentes multiplicadores, evitando que os conhecimentos adquiridos fiquem restritos ao meio acadêmico. Capacitar os professores a realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento; avaliar o nível prévio de conhecimentos em primeiros socorros dos professores. Informar sobre as medidas adequadas a serem tomadas diante de determinados agravos; Orientar a respeito de procedimentos e/ou atitudes que não devem ser realizados, evitando complicações adicionais ao quadro da vítima; Alertar sobre a importância dos serviços de atendimento à saúde, como os bombeiros e o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), com ênfase na diminuição das falsas ocorrências; Demonstrar a importância da capacitação de professores em primeiros socorros para intervir junto a situações que representem risco potencial a saúde ou vida dos estudantes;

 

Público Alvo

O referido projeto irá beneficiar diretamente a comunidade acadêmica adstrita a Universidade Castelo Branco, desde alunos extensionistas que irão se instrumentalizar nesse processo de construção de conhecimento científico até os docentes e funcionários administrativos desta mesma Instituição.

 

Atividades desenvolvidas

Inicialmente será realizado o treinamento dos discentes envolvidos por parte do orientador, através de aulas teóricas e práticas realizadas na Universidade, sobre abordagem do conteúdo, metodologia e uso dos recursos didáticos utilizados nos cursos. A partir daí, será estabelecido um cronograma de aulas e atividades com ambas as escolas e desenvolvidos os cursos teórico-práticos sobre noções básicas de primeiros socorros, no qual os professores e funcionários terão oportunidade de executar as atividades ensinadas em manequins de simulação e em seus companheiros de curso.

 

Dias de atividades

O Projeto acabou de ser aprovado.

As atividades estão sendo desenvolvidas de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da clínica escola, sob supervisão direta dos enfermeiros da unidade e dentro da disponibilidade dos alunos

 

Número de pessoas beneficiadas:

O projeto ainda está na fase inicial. Neste momento estão sendo desenvolvidas atividades de ensino teórico e prático com os responsáveis pelo projeto, de forma a capacitá-los para as ações futuras. Objetiva-se levar o conhecimento de primeiros socorros a professores e funcionários administrativos da Universidade. Tal tarefa deverá ocorrer no segundo semestre de 2017.

• Eventos realizados e/ou participação: Nenhum neste período
• Cursos de Extensão Ofertados: Nenhum neste período
• Prestação de Serviços: Sem participação neste período

+Informações

(21)3216-7786

extensao@castelobranco.br