(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Rafaela Carrilho

Melhorias são sempre bem-vindas, principalmente quando vêm acompanhadas de segurança e facilidades. Pensando em oferecer o melhor aos seus alunos, a Universidade Castelo Branco está implementando um novo sistema interno para os estudantes.

O diretor de Tecnologia da UCB, Bruno Guerra, conta que o Webcaf, sistema usado desde 2008, foi criado pela própria equipe de tecnologia da informação da Universidade em uma época em que muitas portas de segurança ainda estavam fechadas e sua abertura não era forçada. Mas mudanças aconteceram rapidamente, a tecnologia evoluiu e percebeu-se a necessidade de criar um ambiente mais seguro para os alunos. Além disso, a UCB está em expansão e o Ensino a Distância, a mais nova modalidade de Graduação, necessita de um sistema mais robusto.

O sistema escolhido para esse upgrade foi o da empresa TOTVS, líder no Brasil e na América Latina em solução para software, plataformas e serviços. Suas soluções estão presentes nas principais instituições de ensino do país, com mais de 2 milhões de usuários. “Hoje, a TOTVS é um sistema consolidado. É o maior portal de alunos implantado no Brasil na área de ensino. A gente já usava na área administrativa – folha de pagamento, contabilidade e financeiro –, então agora vamos integrar o lado acadêmico”, explica Bruno.

O novo sistema estará disponível a partir do dia 17 de julho, segunda-feira, quando começa a rematrícula, mas apenas para os alunos do campus Centro. A escolha dessa unidade deu-se por ela ser pensada como um ambiente novo. Mas até o fim do semestre 2017.2, alunos de todos os campi já estarão migrados para o sistema TOTVS.

O diretor explica que, num primeiro momento, durante a fase de migração, vão ser disponibilizadas as mesmas funcionalidades do Webcaf. Em 2018, chegarão as novidades: “implantação de uma plataforma de ensino a distância tanto para o aluno a distância quanto para o presencial, redes sociais internas, aumentando a comunicação entre alunos e professores. Nós vamos alavancar projetos de pesquisa. Teremos gráfico de nota, navegação mais facilitada, o aluno saberá qual boleto está vencendo, poderá pagar com cartão de crédito direto no sistema. É uma série de benefícios vindo por aí”, conta Bruno.

 

Para sanar qualquer dúvida, apesar de o sistema ser bem intuitivo, a UCB preparou tutoriais em vídeo, disponibilizou laboratórios de informática no campus Centro e monitores para auxiliar os alunos em plantões, que receberam por e-mail uma senha padrão, que deverá ser trocada no primeiro acesso. Além disso há um passo a passo no próprio site da rematrícula.