(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

 

 

O principal problema da alimentação em todas as idades é a qualidade dos alimentos ricos em energia, gorduras e carboidratos, tais como: frituras, salgadinhos, refrigerantes e doces. Esse fato contribui para o aumento de problemas nutricionais, por isso é importante estimular a formação e adoção de hábitos alimentares saudáveis. Sabe-se que a promoção da saúde é caracterizada pela constatação de que a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados com a qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento, boas condições de trabalho e renda, oportunidades de educação ao longo de toda a vida dos indivíduos e das comunidades.

Portanto, faz-se necessário realizar a capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Em meio a isso, a educação nutricional é uma ferramenta importante para promoção de saúde; no entanto, o poder de decisão e de escolha encontra-se no seio da sociedade contemporânea, pautada no individualismo baseado na racionalidade. É interessante a discussão sobre a construção da autoidentidade no mundo contemporâneo, em que a primazia do individual se faz cada vez mais presente e a autonomia é um traço marcante no mundo ocidental. Nessa perspectiva, as decisões vitais estão nas mãos dos indivíduos, alimentados pela hiperinformação, outro marco do mundo atual.

Sendo assim, a igreja, um ambiente de grande concentração de pessoas de todas as idades, é o local ideal para avaliação do estado nutricional e realizações de educação para saúde, enfatizando os aspectos alimentares e nutricionais.

 

Objetivo

Inserir o graduando no universo do campo de atuação profissional da alimentação social aliada à gastronomia, técnica dietética e nutrição clínica de forma interativa, observadora, crítica e ética para a promoção da saúde, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

 

Público-alvo

Crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Professoras Responsáveis:

 Profa. Elaine Cristina de Souza Lima

Profa. Mônica Vieira Mano de Souza

Profa. Renata Madureira Polinati da Silva

Profa. Cristiane de Oliveira Cravo

 

+Informações

(21)3216-7786

extensao@castelobranco.br