(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Rafaela Carrilho

Foi um dia diferente para quem mora em Realengo e arredores. A expressão cultural das ruas foi a protagonista. Não teve para mais ninguém. Só para rap, hip hop, skate, patins, grafite, basquete 3×3, dança… Cultura urbana e mundo acadêmico se encontrando.

No último dia 02 de setembro, aconteceu a terceira edição do FestUrb no campus Realengo da Universidade Castelo Branco. Foi um sábado para expressividade. Rampas, espaço para patinar e para jogar basquete e apresentação de companhias de danças deram o tom do Festival.

 

Mas não podia ficar de fora a terceira edição do concurso de grafite. Este ano, o tema era Educação e Saúde e os competidores tiveram dois dias para aprontar sua arte. O prêmio para o primeiro colocado era um vale-compras de R$ 500, que foi para Romulo Rodrigues. Em sua primeira participação em concursos, Romulo disse que grafita há pouco tempo diz que “a arte é amor”. Os artistas grafitaram os muros do Centro Esportivo (CEBC).

Robson Lima, patinador, professor de Educação Física e instrutor da Fitness sobre Rodas, sempre participa do FestUrb e convida todos a praticarem o esporte. O profissional, que ofereceu aula durante o festival, afirmou que patinação é um exercício divertido, com grande gasto calórico e que ajuda a manter o indivíduo saudável.

Para animar o público, foram convidadas várias companhias de dança que se revezaram nas apresentações, como o Centro Artístico Daniela Marcondes, Companhia In Off, Companhia Vania Reis, Companhia Vanessa Talarico, além do grupo de dança do Colégio Gissoni.

Jovens, adultos, crianças e famílias estiveram presentes no evento. Juliana de Lima Miranda, de 8 anos, estava com os pais e o irmão. Patina há três quando pediu um par de patins de presente de Natal. Era uma das mais animadas na área reservada para a atividade na quadra coberta do CECB. Para ela e a família, a cultura urbana não é nada marginalizada: “é muito legal. Gosto muito de andar de patins. Aprendi sozinha”.

Autoridades, como o deputado federal Pedro Paulo, o vereador Marcelino D’Almeida, o administrador regional de Realengo, Vagner Castellane, o superintendente de Ocupação e Renda de Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. Todos parabenizaram a iniciativa da UCB em promover a cultura urbana e reiteraram a importância de promover eventos para os moradores da Zona Oeste.