(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Karen Ferreira

Em mais uma parceria com a Associação de Moradores do Jardim Batan (AMJB), a Universidade Castelo Branco realizou, no dia 26 de junho, a primeira aula preparatória para o Enem, dentro do projeto Enem Social. O campus Realengo recebeu cerca de 20 estudantes da comunidade para a aula inaugural, que foi de Biologia.

O curso de Serviço Social, coordenado pela professora Amanda Lemos, é o responsável pela parceria com a AMJB e percebeu uma demanda específica para um preparatório para as provas do Enem, que acontecem sempre no fim do ano. Assim, foi proposto o projeto Enem Social pela Escola de Formação de Professores ainda no ano de 2016.

Com o objetivo de fazer os alunos vivenciarem o espaço universitário e ajudar no seu ingresso em uma universidade, a coordenadora de Pedagogia Stella Alves agendou as aulas do Enem Social para até a segunda semana de prova do Enem em sala de um bloco da graduação da UCB.

“Muitos dos alunos que ingressaram no projeto são alunos do terceiro ano do ensino médio e estão buscando qualificar o ensino básico que estão vivenciando. Eles entendem que precisam de um esforço a mais para almejar a vaga em um curso superior em uma instituição privada. Sem dúvida, a própria Universidade Castelo Branco pode possibilitar essa entrada no ensino superior através do vestibular social”, diz Stella.

A coordenadora convidou alunos da graduação de Pedagogia e de diferentes períodos dos cursos de Letras, Matemática, Geografia, História, Ciências Biológicas, Química, Inglês e Física, para monitorarem e ministrarem as aulas como forma de vivência e aprimoramento de seus conhecimentos em sala de aula.

Marcelo Godinho, aluno de Matemática do 3º período, diz que a expectativa é de botar em prática o que estão aprendendo porque isso será a vida deles daqui para frente. “Isso me motiva porque eu posso ver esses jovens correndo atrás dos sonhos e objetivos deles”.

Para Ricardo Rego, aluno do 7º período de Letras, será bom para criar confiança, entender o dia a dia na sala de aula, entender as pessoas e poder dividir com eles o aprendizado que adquiriu em sala. Enquanto que, para Adriano Queiroz, aluno de Pedagogia também no 7º período, o interessante é ver a universidade focar em gestão pedagógica, campo de atuação que lhe agrada.

Com o projeto voltado para o Enem, o calendário de estudos foi criado baseado em provas anteriores e explicações de matérias mais pedidas. O projeto irá funcionar de segunda a sexta, das 13h às 17h, no bloco B.