(21) 3216-7700 / (21) 2406-7700 (21) 99496-6060

Por Maylaine Nierg

 O atual vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, esteve no campus Centro da UCB, na noite desta terça-feira (27), onde ministrou a Aula Magna “Mobilidade Urbana”. Foram abordados assuntos como o uso do solo, os sistemas de transportes e a engenharia de tráfego. Mac Dowell é um renomado pesquisador na área de transportes de massa. Ele foi o responsável técnico pela criação do Metrô Rio e pelo sistema aeromóvel no Brasil, projeto sustentável que está em vigor apenas na cidade de Porto Alegre.

 Fernando abriu o evento falando sobre a importância desse tipo de debate para os estudantes universitários:

 “O interesse de vocês por adquirir maior conhecimento é o que nos garante que teremos profissionais capacitados para atuar nessa área no futuro. Eu também sempre tive interesse pelos estudos, foi isso que me trouxe até aqui. Fico muito feliz em ver que vocês também estão comprometidos em saber mais a respeito da mobilidade urbana e das questões políticas da cidade como um todo”, explica.

 

 O vice-prefeito contou um pouco sobre a história do aeromóvel, veículo sustentável que possui sistema movido a ar e que capta energia do sol. Ele conta que, por questões burocráticas, o projeto ainda não foi bem aceito no Brasil, funcionando atualmente, apenas, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na cidade de Porto Alegre.

 Outro assunto destacado na palestra foi “imobilidade urbana” na cidade. Fernando se coloca como um dos maiores críticos da obra de expansão do metrô para a Barra da Tijuca, alegando que se trata de um projeto mal planejado, que fez com que o sistema tivesse sua capacidade reduzida em 86%. Para ele, “expandir é necessário, mas essas iniciativas devem ter todo um planejamento para não gerar prejuízos”.

 Fernando defendeu também que deve ser feita uma melhor utilização do solo para a construção passarelas. Para ele, as passarelas em forma de túneis no subsolo são mais viáveis para todos os tipos de passageiros, especialmente aqueles que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção.